Marcada no imaginário caririense, a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa completa 105 anos de existência nesta sexta-feira, 25. O evento, contará com a presença de cerca de 500 cavaleiros, além da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e da Lapinha da Mestra Zulene Galdino. A concentração acontece a partir das 9h, em frente a capela do Lameiro. A missa será às 10h, e ao meio-dia, acontece a reza do terço.

A tradicional Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa reúne milhares de devotos todos os anos. A caminhada passou a ser tradicional no calendário festivo e religioso da cidade, marcando uma tradição centenária. No local, os participantes, após a caminhada romeira, podem além de visitar o túmulo do lendário cavaleiro, pagar suas promessas e fazer suas orações.

A Comemoração se faz em torno da história da coragem e fé do vaqueiro que, atravessando a região com seu cavalo, se perdeu na Chapada do Araripe. O homem, então, parou para descansar e pediu socorro aos céus, para que alguém aparecesse e o salvasse da fome e da sede. Reza a lenda que seu corpo resistiu por dias e num dos últimos suspiros foi notado por um grupo de homens montados em burros e cavalos. Infelizmente já não havia mais batimentos cardíacos no corpo do sertanejo que, ali mesmo, foi sepultado. A cruz posta sobre ele é a responsável pela fé dos milhares de devotos que comparecem anualmente para prestigiar e pedir milagres ao vaqueiro da Santa Cruz da Baixa Rasa.

Na última terça-feira, uma equipe de organização esteve reunida. O ICMBio, Associação dos Moradores do Bairro Lameiro e Associação dos Cavaleiros, debateram a logística da festa e a divisão de responsabilidades.
Ficou decidido este ano, que o acesso da casa do Caçua até o local das festividades será feito a pé. Não é permitida a entrada de carros. Os idosos serão transportados por uma van até lá. No local, terá apresentações de grupos de tradição popular e ainda a tradicional festa.

 

Foto Jackson Bantim

 

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Luta pela preservação do Soldadinho-do-araripe terá novo capítulo

A luta pela preservação da ave símbolo da Chapada do Araripe, o soldadinho-do-araripe, ganha novo capítulo, com a implantação de área de preservação ambiental de 3.800 […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Nas Trilhas da Chapada do Araripe

Por Kennedy Saldanha De acordo com o dicionário Chapada é uma área de terra elevada, de dimensões consideráveis, com topo relativamente plano. Do ponto de vista […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

1° Curso Universidade de Verão acontece no Cariri de 24 a 28 de fevereiro

 

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Agência de Mineração fecha escritório na maior reserva de fósseis do Cretáceo do Planeta

Depois de mais de três décadas de atuação no Cariri, principalmente no combate ao tráfico de fósseis, funcionários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) foram […]

Deixe seu Comentário sobre este post