Fotos: Ricardo Baptista

Os amantes da 7ª arte no Ceará, têm a oportunidade de assistir a um Festival de Cinema democrático, aberto à diversidade e produção independente, aquela com pouca ou nenhuma interferência de grandes estúdios. A 3ª edição do Festival Audiovisual Luso Afro Brasileiro (FESTFILMES), conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e Lei Rouanet. O evento, que acontece entre 30/10 e 21/11, nos Municípios de Juazeiro do Norte, Redenção, Baturité e Fortaleza, conta com 92 filmes de todas as regiões do Brasil, além de produções de Portugal e Moçambique.

A primeira etapa da 3ª edição aconteceu em Juazeiro do Norte, entre os dias 30/10 e 03/11. No Município, os filmes foram exibidos em salas do Orient Cinema do Cariri Garden Shopping e contou com a parceria da TV Verde Vale que exibirá todo o acervo do Festival nos próximos meses em sua grade de programação.

Com o tema “o cinema que fala a nossa língua”, o FESTFILMES reune diferentes produções, que tem a língua portuguesa como ponto em comum, reunindo produções cearenses, nacionais, portuguesas e africanas. O evento ofereceu também seminários, cursos e palestras em sua programação. Tudo com entrada franca, contribuindo para a democratização do acesso à produção audiovisual, para a diversidade de temáticas nas telas e para um intercâmbio de culturas, temas e linguagens.

O idealizador e Diretor do Festival, Duarte Dia, ressalta duas características que marcam o Festival, o foco e a atenção com o público, promovendo o cinema democrático, e o modelo itinerante, já que cada edição acontece em Município diferentes.

Filho de Português, Duarte Dias, explica que o FESTFILMES nasceu de uma inquietação pessoal. “Eu imaginei um Festival de Cinema que trabalhasse com a produção de países de língua portuguesa. Quando penso em português não é só Brasil e Portugal, existem mais 7 nações que falam este idioma”, afirma.

Homenagem

Na abertura da etapa Cariri, foram agraciados dois cineastas cearenses, o fortalezense Halder Gomes e o cratense Jefferson de Albuquerque, que receberam homenagens especiais do Festival. Os homenageados receberam a Comenda Francis Vale, em reconhecimento à contribuição de suas trajetórias para o cinema cearense e brasileiro. Francis Vale foi um cineasta, compositor e produtor cultural cearense, falecido em dezembro de 2017.

 

Mostras competitivas e paralelas

As produções audiovisuais da 3ª edição do FestFilmes são divididas em oito mostras de cinema, sendo três competitivas e cinco mostras paralelas.  As competitivas são a Mostra Iracema, exclusiva para os realizadores cearenses ou residentes no Estado; a Mostra Nascente, que tem caráter nacional e exibe filmes de estreia de realizadores naturais ou residentes em qualquer município brasileiro; e a Mostra Atlântica, voltada para filmes de curta-metragem de realizadores naturais ou residentes em qualquer um dos países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

As mostras paralelas, por sua vez, dividem-se entre a Mostra Animada, voltada para o público infanto-juvenil; a Mostra CPLP, composta por filmes que retratam aspectos históricos e culturais das nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; a Mostra Retrospecto, com obras que se destacaram nas edições anteriores do Festival; a Mostra Verde, com filmes com temática socioambiental, e a Mostra dos Festivais, que exibe filmes oriundos de festivais de cinema atuantes no âmbito da CPLP, nesta edição tem destaque o Festival de Cinema de Jericoacoara (Jeri Digital), cuja sexta edição aconteceu em 2017.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post