Com a presença de um público de cerca de 2 mil pessoas, foi realizada na noite deste quinta-feira, 31, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus do Pimenta, em Crato, a Colação de Grau do primeiro semestre de 2018 da instituição. O evento foi presidido pelo Reitor José Patrício Pereira Melo, em sua última solenidade à frente do cargo, do qual estará até o dia 30 de junho deste ano.

Colaram grau 549 formandos de 19 cursos, incluindo a primeira turma do Programa Especial de Formação Pedagógica e do PROCAMPO. A colação de grau ainda contou com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Inovação (Secitece) do Estado do Ceará, Inácio Arruda, que veio prestigiar o ato, destacando a importância do fortalecimento do ensino superior, além de saudar os formandos, que se preparam para o mercado de trabalho, e os familiares presentes na solenidade.

O Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, ressaltou todo o esforço empreendido por cada um para enfim obter a tão sonhada formação, e destaca a importância da URCA como “universidade mãe das universidades no Cariri” e com relevante papel no desenvolvimento regional.

O Reitor fez um breve balanço dos avanços obtidos pela URCA nos últimos quatro anos, nos seus mais diversos contextos e aproveitou para agradecer aos pró-reitores, servidores, alunos e professores e todos os envolvidos em proporcionar o melhor para a Instituição. Ele ainda aproveitou para fazer agradecimentos especiais, principalmente ao Vice-Reitor, Francisco do Ò de Lima Júnior, pelo empenho no processo administrativo da URCA nos últimos anos, ao seu lado, além do Governador do Estado, por ter concedido nesse período importantes conquistas.

A estudante Luana Gomes da Silva foi a oradora oficial e ressaltou o seu orgulho de estar formada numa instituição como a URCA. Ela concluiu o curso de Enfermagem, atualmente um dos mais bem avaliados do Nordeste. Além disso lembrou a sua trajetória como aluna e dos percalços que cada estudante tem que atravessar para finalmente chegar a tão sonhada formatura.

O paraninfo oficial da colação de grau, o Professor Doutor do Centro de Artes, Fábio Rodrigues, destacou o momento de resistência que atravessa o País e nomes importantes no processo de formação e da educação, como o Paulo Freire, reconhecido internacionalmente, como o grande teórico da educação e um dos maiores intelectuais do Brasil. Ele ainda destacou emocionado a sua escolha, como professor e gay, num momento tão delicado que atravessa o Brasil, colocando a sua condição como alvo de ameaça. Além disso, lembrou da sua trajetória na URCA, a luta empreendida, os anos dedicados, conquistas e o amor à instituição.

27 mil profissionais 

A URCA já formou mais de 27 mil egressos ao longo de 33 anos de história na Região do Cariri e Centro-Sul do Estado. Os novos formandos são dos cursos de Artes Visuais, Biologia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Educação Física, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Teatro e Tecnologia da Construção Civil.

Conquistas

Durante o seu discurso, o Reitor Patrício Pereira Melo, agradeceu a todos que colaboraram nos últimos anos, em prol do desenvolvimento da universidade, contando com a comunidade universitária, parcerias relevantes para a instituição, e todo o corpo administrativo. Ele esteve em Brasília, na última quarta-feira, e destacou a homenagem aos cursos de Direito da universidade, em Iguatu e Crato, pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, que receberam o Selo OAB Recomenda, entre os melhores do Brasil.

Além desse reconhecimento, de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, a URCA empreendeu um grande esforço para chegar com serviços importantes à comunidade, através das atividades de extensão, atendendo milhares de pessoas, nas mais diversas áreas. Na área das artes, foram ofertados mais de 90 espetáculos ao público. Foram ampliadas bolsas de monitoria e assistência estudantil, além de promover a igualdade de gênero, com a inserção de nome social, além da inserção das cotas raciais. A pesquisa contou com grandes eventos e fortalecimento nos últimos anos.

As melhorias na área de infraestrutura foram fortalecidas e esse foi um dos compromissos, conforme o Reitor, de sua gestão. Ele lembrou de aquisições como o Sesi, uma luta da comunidade acadêmica, instalação de aparelhos e ar condicionado em 40 salas de aula, a compra de outro ônibus para as atividades de campo, e a assinatura pelo governador Camilo Santana, do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores, uma luta que foi empreendida junto à universidade.

A assistência estudantil, conforme o Reitor Patrício, ganhou fôlego com a ampliação no aumento de cotas de bolsas do Fecop, para a assistência estudantil. O Reitor ainda anunciou que em breve serão inaugurados o Núcleo de Atenção Psicossocial para estudantes e a refrigeração da Biblioteca Central da URCA, com ampliação do acervo, uma reivindicação antiga dos estudantes.

 

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Comunicador cratense será agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA), irá conceder título de Doutor Honoris Causa ao cerimonialista e jornalista Huberto Cabral. O reconhecimento se deu após proposição e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

URCA concede título de Doutor Honoris Causa à Ir. Annette

A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza, nesta sexta-feira, 01, a solenidade de concessão de Título Doutor Honoris Causa à Reverendíssima Irmã Annette Dumoulin. A solenidade, […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Ambulatório do Curso de Medicina da Estácio retoma atendimentos

O Ambulatório da Faculdade de Medicina da Estácio, em Juazeiro do Norte (CE), voltou a realizar atendimentos na última segunda-feira (14), após recesso desde o mês […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

X Caminhada pela Liberdade Religiosa será realizada próximo dia 21

O intuito é promover a importância do diálogo entre as diversas manifestações religiosas Em mais um ano, a Caminhada pela Liberdade Religiosa, acontece na próxima segunda-feira, […]

Deixe seu Comentário sobre este post