Com a presença de um público de cerca de 2 mil pessoas, foi realizada na noite deste quinta-feira, 31, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus do Pimenta, em Crato, a Colação de Grau do primeiro semestre de 2018 da instituição. O evento foi presidido pelo Reitor José Patrício Pereira Melo, em sua última solenidade à frente do cargo, do qual estará até o dia 30 de junho deste ano.

Colaram grau 549 formandos de 19 cursos, incluindo a primeira turma do Programa Especial de Formação Pedagógica e do PROCAMPO. A colação de grau ainda contou com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Inovação (Secitece) do Estado do Ceará, Inácio Arruda, que veio prestigiar o ato, destacando a importância do fortalecimento do ensino superior, além de saudar os formandos, que se preparam para o mercado de trabalho, e os familiares presentes na solenidade.

O Prefeito do Crato, José Ailton Brasil, ressaltou todo o esforço empreendido por cada um para enfim obter a tão sonhada formação, e destaca a importância da URCA como “universidade mãe das universidades no Cariri” e com relevante papel no desenvolvimento regional.

O Reitor fez um breve balanço dos avanços obtidos pela URCA nos últimos quatro anos, nos seus mais diversos contextos e aproveitou para agradecer aos pró-reitores, servidores, alunos e professores e todos os envolvidos em proporcionar o melhor para a Instituição. Ele ainda aproveitou para fazer agradecimentos especiais, principalmente ao Vice-Reitor, Francisco do Ò de Lima Júnior, pelo empenho no processo administrativo da URCA nos últimos anos, ao seu lado, além do Governador do Estado, por ter concedido nesse período importantes conquistas.

A estudante Luana Gomes da Silva foi a oradora oficial e ressaltou o seu orgulho de estar formada numa instituição como a URCA. Ela concluiu o curso de Enfermagem, atualmente um dos mais bem avaliados do Nordeste. Além disso lembrou a sua trajetória como aluna e dos percalços que cada estudante tem que atravessar para finalmente chegar a tão sonhada formatura.

O paraninfo oficial da colação de grau, o Professor Doutor do Centro de Artes, Fábio Rodrigues, destacou o momento de resistência que atravessa o País e nomes importantes no processo de formação e da educação, como o Paulo Freire, reconhecido internacionalmente, como o grande teórico da educação e um dos maiores intelectuais do Brasil. Ele ainda destacou emocionado a sua escolha, como professor e gay, num momento tão delicado que atravessa o Brasil, colocando a sua condição como alvo de ameaça. Além disso, lembrou da sua trajetória na URCA, a luta empreendida, os anos dedicados, conquistas e o amor à instituição.

27 mil profissionais 

A URCA já formou mais de 27 mil egressos ao longo de 33 anos de história na Região do Cariri e Centro-Sul do Estado. Os novos formandos são dos cursos de Artes Visuais, Biologia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Educação Física, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Teatro e Tecnologia da Construção Civil.

Conquistas

Durante o seu discurso, o Reitor Patrício Pereira Melo, agradeceu a todos que colaboraram nos últimos anos, em prol do desenvolvimento da universidade, contando com a comunidade universitária, parcerias relevantes para a instituição, e todo o corpo administrativo. Ele esteve em Brasília, na última quarta-feira, e destacou a homenagem aos cursos de Direito da universidade, em Iguatu e Crato, pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, que receberam o Selo OAB Recomenda, entre os melhores do Brasil.

Além desse reconhecimento, de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, a URCA empreendeu um grande esforço para chegar com serviços importantes à comunidade, através das atividades de extensão, atendendo milhares de pessoas, nas mais diversas áreas. Na área das artes, foram ofertados mais de 90 espetáculos ao público. Foram ampliadas bolsas de monitoria e assistência estudantil, além de promover a igualdade de gênero, com a inserção de nome social, além da inserção das cotas raciais. A pesquisa contou com grandes eventos e fortalecimento nos últimos anos.

As melhorias na área de infraestrutura foram fortalecidas e esse foi um dos compromissos, conforme o Reitor, de sua gestão. Ele lembrou de aquisições como o Sesi, uma luta da comunidade acadêmica, instalação de aparelhos e ar condicionado em 40 salas de aula, a compra de outro ônibus para as atividades de campo, e a assinatura pelo governador Camilo Santana, do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores, uma luta que foi empreendida junto à universidade.

A assistência estudantil, conforme o Reitor Patrício, ganhou fôlego com a ampliação no aumento de cotas de bolsas do Fecop, para a assistência estudantil. O Reitor ainda anunciou que em breve serão inaugurados o Núcleo de Atenção Psicossocial para estudantes e a refrigeração da Biblioteca Central da URCA, com ampliação do acervo, uma reivindicação antiga dos estudantes.

 

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unimed Cariri realiza Programa de Educação Permanente e Continuada em Saúde

Na busca constante da qualificação dos seus colaboradores, a Unimed Cariri promoveu nos dias 25 e 26 de novembro, treinamento com os profissionais do Hospital Unimed […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico/PreVio, em Crato, discute ações para início do projeto

Foi realizada, nesta quinta-feira, 17, o primeiro encontro entre os integrantes do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico/ Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

 Festival Sérvulo Esmeraldo 93 abre inscrições para workshops gratuitos com artistas residentes 

Os convidados dessa edição são Regina Silveira (residência master), Leda Catunda, Marcelo Zocchio e o artista-educador Paulo Portella Filho Já estão abertas as inscrições para três […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unimed Cariri realiza programação especial na Semana da Criança

Brincadeiras e muito acolhimento. Durante o mês da criança, a Unimed Cariri realizou uma programação voltada à criançada. Foram diversas atividades lúdicas, com música e brincadeiras. […]

Deixe seu Comentário sobre este post