A Estácio de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas do Cariri (NASE), está realizando atendimentos psicológicos aos profissionais de saúde através do Projeto SOS NASE. Os resultados estão sendo avaliados pelos 18 profissionais envolvidos, e classificados como positivos, na medida em que cada um tem recebido o apoio para o fortalecimento de continuar as suas ações profissionais no tratamento de vítimas da Covid – 19 no Cariri. O teleatendimento funciona de forma gratuita. 

Iniciado em abril, todos os atendimentos são realizados mediante agendamentos e triagem para o direcionamento aos profissionais. A equipe tem realizado um trabalho multiprofissional, segundo o coordenador, Djailson Ricardo Malheiro, professor da Estácio de Juazeiro do Norte. 

Ele afirma que o feedback dos atendimentos está satisfatório e os profissionais beneficiados destacam que as falas e acolhimentos dos profissionais estão ajudando muito em um momento de isolamento. Entre as principais situações constatadas estão a ansiedade, pânico e depressão. “Claro que há outras situações associadas ao isolamento”, afirma o professor. 

Essas situações estão entre as inquietações daqueles que procuram o SOS NASE. Conforme o professor Djailson, os profissionais percebem que a ajuda tem contribuindo muito para minimizar riscos de adoecimentos com intervenções mais pontuais.

Os atendimentos pelo SOS NASE estão ocorrendo de segunda à sexta-feira, em horário agendado. Em alguns casos acontecem até 3 contatos de cada pessoa assistida pela equipe. Os atendimentos também ocorrem com profissionais da educação. 

O trabalho, que tem o suporte do Laboratório de Tanatologia da Estácio, está sendo realizado nesse momento pandêmico do coronavírus, com os atendimentos também via WhatsApp. O público-alvo tem sido os profissionais que atuam em unidades de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliar administrativos, recepcionistas, porteiros, entre outros).

Tanto o Núcleo quanto o Laboratório são compostos por uma equipe multiprofissional que reúne acadêmicos de medicina, médicos, enfermeiros, psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos, assistentes sociais, advogados e técnicos de segurança do trabalho.

Sistema de teleatendimento funciona através dos telefones: (88) 9 9903.3855/ 9.9770.5327/ 9.9660.5025.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Juazeiro do Norte perde Monsenhor José Alves, aos 85 anos

Faleceu na noite deste domingo,10, o monsenhor José Alves de Oliveira. Ele estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em Juazeiro do Norte, desde o […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Professor da Estácio realiza o VI Encontro Sobre Saúde Mental no colégio Diocesano

Será realizado nesta quinta-feira, 03, a partir das 19h30, o VI Encontro Sobre Saúde Mental. O evento, coordenado pelo Professor da Estácio, Djailson Ricardo Malheiro, terá […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Descontos ajudam estudantes a darem o primeiro passo na conquista do ensino superior

Campanha da Estácio de Juazeiro do Norte retorna mais uma vez em agostoOs candidatos que não conseguiram aproveitar os descontos do já tradicional Megavestibular da Estácio […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Quase 10 mil famílias recebem Kits de Alimentação Escolar em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação (Seduc), informa que atendeu até a manhã desta sexta-feira, 24, o total de 9.738 […]

Deixe seu Comentário sobre este post