A Estácio de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas do Cariri (NASE), está realizando atendimentos psicológicos aos profissionais de saúde através do Projeto SOS NASE. Os resultados estão sendo avaliados pelos 18 profissionais envolvidos, e classificados como positivos, na medida em que cada um tem recebido o apoio para o fortalecimento de continuar as suas ações profissionais no tratamento de vítimas da Covid – 19 no Cariri. O teleatendimento funciona de forma gratuita. 

Iniciado em abril, todos os atendimentos são realizados mediante agendamentos e triagem para o direcionamento aos profissionais. A equipe tem realizado um trabalho multiprofissional, segundo o coordenador, Djailson Ricardo Malheiro, professor da Estácio de Juazeiro do Norte. 

Ele afirma que o feedback dos atendimentos está satisfatório e os profissionais beneficiados destacam que as falas e acolhimentos dos profissionais estão ajudando muito em um momento de isolamento. Entre as principais situações constatadas estão a ansiedade, pânico e depressão. “Claro que há outras situações associadas ao isolamento”, afirma o professor. 

Essas situações estão entre as inquietações daqueles que procuram o SOS NASE. Conforme o professor Djailson, os profissionais percebem que a ajuda tem contribuindo muito para minimizar riscos de adoecimentos com intervenções mais pontuais.

Os atendimentos pelo SOS NASE estão ocorrendo de segunda à sexta-feira, em horário agendado. Em alguns casos acontecem até 3 contatos de cada pessoa assistida pela equipe. Os atendimentos também ocorrem com profissionais da educação. 

O trabalho, que tem o suporte do Laboratório de Tanatologia da Estácio, está sendo realizado nesse momento pandêmico do coronavírus, com os atendimentos também via WhatsApp. O público-alvo tem sido os profissionais que atuam em unidades de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliar administrativos, recepcionistas, porteiros, entre outros).

Tanto o Núcleo quanto o Laboratório são compostos por uma equipe multiprofissional que reúne acadêmicos de medicina, médicos, enfermeiros, psicólogos, psicanalistas, psicopedagogos, assistentes sociais, advogados e técnicos de segurança do trabalho.

Sistema de teleatendimento funciona através dos telefones: (88) 9 9903.3855/ 9.9770.5327/ 9.9660.5025.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unimed Cariri realiza Programa de Educação Permanente e Continuada em Saúde

Na busca constante da qualificação dos seus colaboradores, a Unimed Cariri promoveu nos dias 25 e 26 de novembro, treinamento com os profissionais do Hospital Unimed […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico/PreVio, em Crato, discute ações para início do projeto

Foi realizada, nesta quinta-feira, 17, o primeiro encontro entre os integrantes do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico/ Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

 Festival Sérvulo Esmeraldo 93 abre inscrições para workshops gratuitos com artistas residentes 

Os convidados dessa edição são Regina Silveira (residência master), Leda Catunda, Marcelo Zocchio e o artista-educador Paulo Portella Filho Já estão abertas as inscrições para três […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unimed Cariri realiza programação especial na Semana da Criança

Brincadeiras e muito acolhimento. Durante o mês da criança, a Unimed Cariri realizou uma programação voltada à criançada. Foram diversas atividades lúdicas, com música e brincadeiras. […]

Deixe seu Comentário sobre este post