Pesquisadores da Estácio de Juazeiro do Norte criaram o Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas no Cariri. O trabalho está sendo realizado por meio do Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia. Serão atendidas vítimas de desastres e acidentes, que necessitem de apoio psicológico, diante dos traumas causados nessas ocasiões.

O Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte é coordenado pelos professores Djailson Ricardo Malheiro e Ana Cristina Gomes Duarte.

O projeto prevê parcerias com instituições, professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, psicólogos, médicos, entre outros especialistas e técnicos, para traçar os primeiros passos de preparação e atuação dos integrantes do Núcleo.

Na última semana, foi firmada parceria com o Corpo de Bombeiros, por meio do 5º Batalhão, tendo à frente o comandante, tenente coronel Agnaldo Alexandre Viana.

“Sabe-se que os bombeiros são de fato heróis nacionais, estão a postos para quaisquer emergências, das mais simples até as mais complexas, seja na cidade ou no campo”, afirma um dos coordenadores do Núcleo, Djailson Ricardo Malheiro.

Ele destaca a necessidade de apoio, além de preparação desses profissionais para atuarem nessa área de acolhimento, dentro um contexto de vivências culturais e sociais, que envolvem cada um dos envolvidos nesse trabalho. “Buscaremos contribuir com esses profissionais que dignificam a sua missão e profissão, abrindo espaços para que possam fortalecer cada vez mais a sua essência profissional e principalmente pessoal”, destaca.

O projeto de Tanatologia, dentro da sua programação, atua em diversos segmentos durante o ano, como, por exemplo, a Tenda Escrita do Luto (em momentos pontuais) em que as pessoas podem escrever sobre as suas perdas e lutos entre outras atividades.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Quase 10 mil famílias recebem Kits de Alimentação Escolar em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação (Seduc), informa que atendeu até a manhã desta sexta-feira, 24, o total de 9.738 […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Infraero deixa gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte a partir de segunda-feira (13)

A gestão do aeroporto ser realizada através da Aena Desarrollo Internacional, pelas próximas três décadas A partir da próxima segunda-feira (13/1), a Infraero encerra a gestão […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Estácio de Juazeiro do Norte realiza formatura da 28ª turma de Medicina

Estácio de Juazeiro do Norte realiza formatura da 28ª turma de Medicina  Cerca de 1.350 profissionais formados pelo curso da Estácio de Juazeiro do Norte fortalecem […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Observatório destaca crescimento no número de casos de violência contra a mulher em 2018

O Observatório da Violência dos Direitos Humanos da Região do Cariri da Universidade Regional do Cariri (URCA) irá a apresentar, a partir das 8 horas desta […]

Deixe seu Comentário sobre este post