Pesquisadores da Estácio de Juazeiro do Norte criaram o Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas no Cariri. O trabalho está sendo realizado por meio do Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia. Serão atendidas vítimas de desastres e acidentes, que necessitem de apoio psicológico, diante dos traumas causados nessas ocasiões.

O Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte é coordenado pelos professores Djailson Ricardo Malheiro e Ana Cristina Gomes Duarte.

O projeto prevê parcerias com instituições, professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, psicólogos, médicos, entre outros especialistas e técnicos, para traçar os primeiros passos de preparação e atuação dos integrantes do Núcleo.

Na última semana, foi firmada parceria com o Corpo de Bombeiros, por meio do 5º Batalhão, tendo à frente o comandante, tenente coronel Agnaldo Alexandre Viana.

“Sabe-se que os bombeiros são de fato heróis nacionais, estão a postos para quaisquer emergências, das mais simples até as mais complexas, seja na cidade ou no campo”, afirma um dos coordenadores do Núcleo, Djailson Ricardo Malheiro.

Ele destaca a necessidade de apoio, além de preparação desses profissionais para atuarem nessa área de acolhimento, dentro um contexto de vivências culturais e sociais, que envolvem cada um dos envolvidos nesse trabalho. “Buscaremos contribuir com esses profissionais que dignificam a sua missão e profissão, abrindo espaços para que possam fortalecer cada vez mais a sua essência profissional e principalmente pessoal”, destaca.

O projeto de Tanatologia, dentro da sua programação, atua em diversos segmentos durante o ano, como, por exemplo, a Tenda Escrita do Luto (em momentos pontuais) em que as pessoas podem escrever sobre as suas perdas e lutos entre outras atividades.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Alameda Juazeiro será aberta nesta sexta-feira (31), com 43 lojas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte abre, nesta sexta-feira, dia 31, A Alameda Juazeiro – Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva. O local contará […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Feira de flores e plantas de Holambra ‘Crato em Flor’ começa nesta sexta, 10, na Praça da Sé

  Serão centenas espécies à disposição da população, com preços acessíveis, iniciando antes do Dia das Mães, para oportunizar o presente da natureza ao coração materno […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Comunicador cratense será agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA), irá conceder título de Doutor Honoris Causa ao cerimonialista e jornalista Huberto Cabral. O reconhecimento se deu após proposição e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Colação de grau da URCA conta com mais de 2 mil pessoas

Com a presença de um público de cerca de 2 mil pessoas, foi realizada na noite deste quinta-feira, 31, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do […]

Deixe seu Comentário sobre este post