O Observatório da Violência dos Direitos Humanos da Região do Cariri da Universidade Regional do Cariri (URCA) irá a apresentar, a partir das 8 horas desta segunda-feira, 25, no Salão de Atos da Instituição, dados relevantes relacionados aos números de ocorrências, direcionados à violência contra a mulher nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Com isso, será lançado o 3º Caderno de Diálogos sobre Experiências no Enfrentamento à Violência contra às Mulheres.

Na ocasião, será apresentado o crescimento, conforme os levantamentos e análises realizados pelo Observatório, nos números de registros no último ano, e dados relacionados ao mesmo período anterior, ou seja, no ano de 2017.

O trabalho realizado através dos pesquisadores da Universidade tem sido imprescindível para serem criadas novas alternativas de redução dos casos de violência e redes de proteção. Um deles é a Casa da Mulher Cearense, que já foi anunciada para ser implantada em Juazeiro do Norte. Com isso, a deputada Augusta Brito (PC do B), destacou durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa, em Juazeiro do Norte, no último dia 8 de novembro, que os dados levantados sobre a violência, através do Observatório, foram relevantes para a conquista do equipamento.

As ações fazem parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres: Fortalecendo Redes Solidárias no Enfrentamento à Violência contra a Mulher – 2019, que vem sendo realizada através de uma programação. Esse trabalho conta com a parceria da Escola da Saúde Pública do Ceará (ESB), além do observatório.

Segundo a coordenadora do Observatório, Professora doutora Grayce Alencar, no ano de 2017, no Crajubar, quando se registram somente as ocorrências nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) de Crato e Juazeiro, contabiliza-se uma média de 6 ocorrências de violência contra a mulher por dia, levando-se em consideração 360 dias/ano. Já no ano de 2018, se verificou uma média de 7,2 registros de ocorrências de violência contra a mulher por dia, contabilizando-se um aumento de 20%.

Conforme a coordenadora, foram coletados dados de 2.390 vítimas junto às Delegacias do Crajubar, Centros de Referência da Mulher e Vigilância Epidemiológica das Secretarias de Saúde.

Do total de atendimento às vítimas (2.390), foram registrados e notificados 512 atendimentos em serviços de saúde (21,5%). Observou-se de 2017 para 2018 um aumento do número de notificações pelos serviços de saúde em 8% (474 em 2017/ 512 em 2018). “No entanto, um valor inferior aos 37% de aumento de atendimentos por este setor entre os anos de 2016 e 2017”, explica.

Os registros das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte apontam que em número de ocorrências de atendimentos no ano de 2018 em relação a 2017, houve um aumento na DDM do Juazeiro do Norte da ordem de 23%, e um aumento na DDM do Crato de 12%

De acordo com o levantamento de dados, houve aumento das taxas de notificação durante os anos de 2016 a 2018 nos três municípios, sendo este mais expressivo no município de Barbalha, que de 2017 para 2018 teve um acréscimo da taxa de notificação relativa ao número de Boletins de Ocorrências (BO’s) de 0,9% para 6,22% e da taxa de notificação calculada pelo somatório de BO’s e atendimentos coletados em serviços de saúde/assistência social de 2,1 para 8,6.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Cerca de 3 mil atendimentos são realizados pela Saúde na Romaria de Finados

Com o objetivo de proporcionar melhor assistência e acolhimento aos romeiros que visitaram a cidade nesse período, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte disponibilizou […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

V Seminário de Tanatologia na Estácio contará com lançamento do Núcleo de Apoio e campanha

Com a finalidade de reunir diversos profissionais para debater luto, perdas, situações extremas e a exposição de casos de violência nos meios de comunicação, será realizado […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Núcleo de apoio a vítimas de situações extremas é criado em Juazeiro do Norte

Pesquisadores da Estácio de Juazeiro do Norte criaram o Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas no Cariri. O trabalho está sendo realizado por meio […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Alameda Juazeiro será aberta nesta sexta-feira (31), com 43 lojas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte abre, nesta sexta-feira, dia 31, A Alameda Juazeiro – Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva. O local contará […]

Deixe seu Comentário sobre este post