As estatísticas ainda apontam que 79% dos brasileiros com mais de 16 anos admitem já ter tomado medicamentos sem prescrição médica.

Prática é bastante comum na vida dos brasileiros e aumentou no último ano

A pandemia da Covid-19 multiplicou práticas que já eram habituais na rotina do brasileiro – a automedicação e a indiferença a prescrição médica no consumo dos remédios se tornou uma constante durante esse período. Um dado que chancela essa afirmação consta no levantamento feito pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), mostrando que as vendas da hidroxicloroquina passaram de 963 mil em 2019 para 2 milhões de unidades em 2020. A Ivermectina teve um aumento ainda mais expressivo, chegando a 557,26%.

Segundo uma pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), os familiares, amigos, vizinhos e até mesmo os balconistas de farmácias são os que mais incentivam a automedicação. As estatísticas ainda apontam que 79% dos brasileiros com mais de 16 anos admitem já ter tomado medicamentos sem prescrição médica.

Os dados, alarmantes, refletem um cenário preocupante, onde geralmente muitas pessoas, na tentativa de prevenção ao vírus, optam por medicar-se seguindo indicação de amigos ou familiares, fazendo a compra de medicamentos sem prescrição médica. A prática, no entanto, pode trazer danos irreparáveis à saúde.

“A automedicação é extremamente grave e um problema de saúde pública. Essa cultura pode trazer danos como as reações alérgicas, intoxicações, internações e até morte. A posologia errada, inclusive, pode até desencadear danos irreversíveis”, ressalta a farmacêutica e professora do IDOMED, Talita Pinho.

Talita orienta as pessoas para os cuidados na pandemia, pois o uso indiscriminado de antibióticos divulgados durante esse período pode criar uma resistência dos micróbios e bactérias a esse tipo de medicamento, tornando esse agente ineficaz no combate a várias doenças.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla reforça a necessidade do diagnóstico precoce

Dr. Rodrigo Frezatti, docente do IDOMED e médico neurologista, esclarece os sintomas da doença. Data é celebrada em 30 de agosto Na próxima semana, dia 30 […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens reabre suas portas neste dia 26, aos 33 anos

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Santana do Cariri, foi reaberto nesta segunda-feira, 26, em solenidade realizada com […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

IDOMED promoverá live gratuita sobre “Vacina contra Covid-19 e a Resposta Imune”

A transmissão on-line ocorrerá por meio do Youtube da Estácio e o evento pretende tirar as principais dúvidas dos cidadãos brasileiros    No dia 16 de […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Idomed reúne 14 escolas Médicas e combina alta tecnologia a práticas humanizadas em prol da formação médica

Excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica são os quatro pilares do Idomed, que também consolida a tradição de mais […]

Deixe seu Comentário sobre este post