Professora da Estácio esclarece principais dúvidas e lembra que misturar diferentes vacinas pode trazer reações adversas.

Levantamento feito junto a secretarias de Saúde, mostra que mais de 5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. Embora a vacinação traga uma sensação de alívio, os cuidados precisam ser mantidos para evitar a disseminação do vírus. Segundo a professora de Enfermagem da Estácio, Rosiane Almeida, as medidas de proteção também devem ser respeitadas por quem recebeu as duas doses da vacina.

“Com a imunização, algumas pessoas podem crer que não é mais preciso usar máscara, lavar as mãos com frequência, utilizar o álcool em gel após ter contato com pessoas e superfícies, tossir com o antebraço em frente à boca, e manter o distanciamento, porém é primordial seguir com os cuidados. A vacina não impede a circulação e contaminação do novo coronavírus, mas estimula a produção do nosso sistema de defesa – o organismo produz anticorpos contra uma infecção simulada pela vacinação. Portanto, mesmo após tomar a vacina o indivíduo pode se infectar e transmitir o Sars-CoV-2”, alerta a profissional. 

Rosiane Almeida ressalva que a cobertura vacinal brasileira é uma importante conquista e uma poderosa arma que reforça o sistema imunológico. “É a forma mais eficaz de combater e erradicar doenças infecciosas. Se não fossem as vacinas, ainda teríamos epidemias como peste bubônica, poliomielite, sarampo, rubéola e tantas outras moléstias que assolaram a humanidade por séculos. O que todos devem ter em mente é que a vacina contra a Covid-19 protegerá as pessoas de desenvolver seus sintomas graves, diminuindo assim a mortalidade”, afirma.

Segundo a especialista, ainda não se sabe o tempo necessário para a imunização, mas pode-se considerar imunizado contra as complicações da Covid-19 entre duas a quatro semanas após a aplicação – período estimado para o sistema imunológico criar anticorpos neutralizantes que barram a entrada do vírus nas células. “Mas vale salientar que cada organismo reage de uma forma e deve-se considerar a faixa etária. Lembrando que quem teve Covid também deve tomar a vacina”, declara.

A professora da Estácio lembra que quem está com febre ou faz uso de antibiótico para tratar alguma infecção, deve conversar com seu médico e postergar a aplicação da vacina. “Como acontece com todas as vacinas, diante de algumas doenças agudas o recomendado é o adiamento da vacina até a melhora dos sintomas”, pontua. 

Outro ponto de atenção é com relação à mistura de diferentes vacinas Covid, o que não é recomendável. “Se a primeira dose tomada foi da Coronavac – Sinovac/Butantan, não se deve tomar a AstraZeneca – Oxford/Fiocruz como segunda dose, pois ainda não foram avaliados os efeitos da combinação de diferentes tipos. O Ministério da Saúde alertou para os riscos de reações adversas ao combinar diferentes vacinas”, discorre Rosiane Almeida.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Seminário debate a importância da Chapada do Araripe como patrimônio

Um momento para debater e aprender. Assim foi a 3ª edição do Seminário Patrimônio da Humanidade Chapada do Araripe, que aconteceu nos dias 29 e 30, no […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Último dia de inscrição para o Vestibular da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), informa que o período de inscrição para o vestibular se encerra nesta quinta-feira […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Parceria institucional da URCA discute implantação do Curso em Engenharia Agronômica e Ambiental em Mauriti

O Curso contará, logo de início, com 6 professores efetivos, que serão selecionados no concurso a ser realizado nos próximos meses Uma comitiva da URCA, tendo […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Planta do cerrado é base de pesquisa para tratamento natural de vitiligo

Mama-cadela é fruto típico da região e conhecido popularmente pelas propriedades de repigmentação da pele Como anúncio da modelo e designer de unhas Natália Deodato, de […]

Deixe seu Comentário sobre este post