Aberto nesta terça-feira, em Crato, o o 2º Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC). Mascareiros de todos os cantos do Brasil, de Portugal, Canadá e África chegam ao Cariri contribuindo com a construção e a difusão das identidades culturais, para colorir mais esse lugar de tantas histórias, durante os quatro dias de atividade que integram o evento.
Co-realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Vila da Música, a Solibel e o Instituto Dragão do Mar, o FIMC conta com apoio institucional das Prefeituras do Crato, Juazeiro do Norte e Aquiraz, URCA, e apoio cultural do Theatro José de Alencar, Quitanda das Artes, Casa Ninho.
Segundo a idealizadora do FIMC e curadora da atividade, Dane de Jade, a proposta é ocupar as cidades por meio de espetáculos, exposições, oficinas, colóquio, desfile de máscaras, encontros, e visibilizar a máscara em sua expansão, investindo na criação, pesquisa e no afeto.
“O Festival de Máscaras extrapola as fronteiras do Crato. É de uma importância grande para a cultura, porque não é só receber os visitantes. Há uma simbiose tanto para quem vem como para gente, para cultura local, que está aqui bebendo e alimentando a cultura que vem para a cidade. É uma oportunidade de troca e intercâmbio maravilhosos, importante e enriquecedor”, afirmou o secretário de Cultura, Wilton Dedê.
Diversidade Cultural
Em sua 2ª edição, que ocorre até o dia 8 de dezembro, no Cariri. O Festival trará diversos artistas e grupos trazendo em suas bagagens a máscara como principal elemento. Será uma semana inteira voltada ao intercâmbio cultural, reunindo mais de 50 atividades de diversas linguagens artísticas, com grupos de teatro e pesquisadores de todo o país que atuam na área.
O Festival Internacional de Máscaras do Cariri é o único no Brasil em sua linguagem, e se potencializa em intercâmbios, formação e fruição, aliando gastronomia, turismo, economia e desenvolvimento no território Cariri. É resultado de uma parceria com o já tradicional Festival Internacional de Máscaras de Quebec – Masq’alors, no Canadá.
O evento é uma realização da ONG Beatos & Ato Cultural, com o apoio do Senac, IFCE, Sítio Barreiras, Pasárgada Hotel, Cena em Trânsito, Betha Produções e P&C.
A programação acontecerá em Crato e Juazeiro do Norte, em vários locais. Confira: http://fimc.com.br/Programacao_II_FIMC_2018.pdf
Deixe seu Comentário sobre este post