Aberto nesta terça-feira, em Crato, o o 2º Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC). Mascareiros de todos os cantos do Brasil, de Portugal, Canadá e África chegam ao Cariri contribuindo com a construção e a difusão das identidades culturais, para colorir mais esse lugar de tantas histórias, durante os quatro dias de atividade que integram o evento.
Co-realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Vila da Música, a Solibel e o Instituto Dragão do Mar, o FIMC conta com apoio institucional das Prefeituras do Crato, Juazeiro do Norte e Aquiraz, URCA, e apoio cultural do Theatro José de Alencar, Quitanda das Artes, Casa Ninho.

A abertura do FIMC, em sua segunda edição, aconteceu na noite desta terça-feira, em Crato

Segundo a idealizadora do FIMC e curadora da atividade,  Dane de Jade, a proposta é ocupar as cidades por meio de espetáculos, exposições, oficinas, colóquio, desfile de máscaras, encontros, e visibilizar a máscara em sua expansão, investindo na criação, pesquisa e no afeto.

“O Festival de Máscaras extrapola as fronteiras do Crato. É de uma importância grande para a cultura, porque não é só receber os visitantes. Há uma simbiose tanto para quem vem como para gente, para cultura local, que está aqui bebendo e alimentando a cultura que vem para a cidade. É uma oportunidade de troca e intercâmbio maravilhosos, importante e enriquecedor”, afirmou o secretário de Cultura, Wilton Dedê.

Foto Michael Sasso

Diversidade Cultural 

Em sua 2ª edição, que ocorre até o dia 8 de dezembro, no Cariri. O Festival trará diversos artistas e grupos trazendo em suas bagagens a máscara como principal elemento. Será uma semana inteira voltada ao intercâmbio cultural, reunindo mais de 50 atividades de diversas linguagens artísticas, com grupos de teatro e pesquisadores de todo o país que atuam na área.

O Festival Internacional de Máscaras do Cariri é o único no Brasil em sua linguagem, e se potencializa em intercâmbios, formação e fruição, aliando gastronomia, turismo, economia e desenvolvimento no território Cariri. É resultado de uma parceria com o já tradicional Festival Internacional de Máscaras de Quebec – Masq’alors, no Canadá.

O evento é uma realização da ONG Beatos & Ato Cultural, com o apoio do Senac, IFCE, Sítio Barreiras, Pasárgada Hotel, Cena em Trânsito, Betha Produções e P&C.

Foto Constance Pinheiro

A programação acontecerá em Crato e Juazeiro do Norte, em vários locais. Confira: http://fimc.com.br/Programacao_II_FIMC_2018.pdf

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post