Os apreciadores da Arte Naïf poderão apreciar diversos trabalhos que se encontram em exposição no terceira edição da Mostra Sesc de Arte Naïf, na Unidade Juazeiro do Norte do Sesc. Dezessete pinturas de nove artistas, além de esculturas da corrente artística, estarão expostas até o dia 10 de junho, de segunda a sábado, com visitação gratuita e aberta ao público.
A exposição conta também com maquetes vivas do artista juazeirense Claudio Lopes, que traz em seu trabalho representações da cidade de Juazeiro do Norte do início do século XIX. As peças são articuladas entre si, para que os personagens se movimentem. A casa de farinha e a casa do Patativa do Assaré são dois trabalhos que ganham destaque na exposição.
Naïf (“ingênuo”, em francês) designa o tipo de arte feita por artistas sem formação acadêmica específica, que valoriza a simplicidade e a fuga dos padrões usuais. A característica do artista naïf é a liberdade. As obras são universais e permitem o olhar com a espontaneidade.
Para o artista plástico Zé Tarcísio, que já conheceu a mostra, as pinturas reunidas pelo Sesc são radicalmente resistentes. “Fico impressionado como esses artistas sem temer trabalho árduo, deixam de dar importância aos elementos decorativos e tomam gosto pela descrição minuciosa de suas personagens, seus casarios, folguedos, enfim, os temas que exploram suas telas”, enfatiza.
De acordo com Sérgio Magalhães, supervisor de cultura da Unidade Juazeiro do Norte do Sesc a 3ª edição da Mostra Sesc de Arte Naïf busca “motivar o impulso artístico, ressignificando a arte em sua diversidade, possibilitando o voo da imaginação e contribuindo para a perfeita troca entre artistas e públicos”.
SERVIÇO
Mostra Sesc de Arte NaÏf em Juazeiro do Norte
Local: Espaço das Artes Unidade Juazeiro do Norte do Sesc
(Rua da Matriz, 227)
Período: 9/5 a 10/6
Horário de visitação: seg. a sex, das 9h às 21h, e sáb., das 9h às 13h
Informações: (88) 3587-1065 / 35123355
Deixe seu Comentário sobre este post