Músicos locais se apresentam com violão, piano e sanfona. A entrada é gratuita
No dia 13 de abril, o Crato será o palco da 23ª edição do projeto nacional Concerto Sesc Partituras que, este ano, leva para a cidade um duo com os músicos locais, o violonista Fabrício da Rocha e Ranier Oliveira, que se apresentará com piano e sanfona. A apresentação acontece no Vila da Música, e a entrada é gratuita.
De acordo com o Técnico de Cultura do Sesc, Gabriel Campos, todos os anos o projeto escolhe um tema. No ano passado, foi a vez de homenagear a compositora e maestrina carioca, Chiquinha Gonzaga. Este ano, a temática é livre, possibilitando aos músicos escolher entre as 2500 partituras, entre obras clássicas e contemporâneas, as quais farão parte dos seus repertórios.
Essas composições são autorizadas por seus autores e são de domínio público. Trata-se de uma biblioteca digital, sem fins lucrativos, que preserva e difunde o patrimônio musical brasileiro. O catálogo foi criado para dar suporte a músicos, estudantes e pesquisadores com obras musicais digitalizadas e disponíveis para consulta, escuta e download para cada obra artística.
De acordo com Gabriel Mota, o projeto Sesc Partituras possibilita o contato do público com a produção musical brasileira de tradição escrita, estimulando o desenvolvimento dos músicos locais que contam com uma plataforma para submeter seus trabalhos.
Fabricio da Rocha e Ranier Oliveira apresentam um concerto que faz reverência à música do século XIX, ao mesmo tempo que ressaltam esse estilo em compositores do século XX, como Guerra-Peixe e Edino Krieger, dando destaque a sonoridades nordestinas, em interpretações expressivas e improvisadas. O repertório conta com Bambino (Ernesto Nazareth), De viola e rabeca (Guerra-Peixe), Valsa antiga (Edino Krieger), Choro manhoso (Edino Krieger), dentre outras.
Fabricio da Rocha participa com voz e violão. Firmou-se no cenário autoral cearense com o grupo Breculê, criado em 2007, quando desenvolveu um trabalho dedicado à música brasileira, destacando-se como compositor, violonista e arranjador. Em 2013, criou, em parceria com o flautista pernambucano Junior Crato, o espetáculo instrumental Selestrial, que apresenta ao público a genialidade de Hermeto Pascoal, com releituras ousadas de suas composições mais expressivas. Em 2015, estreou no Teatro com o espetáculo La Cantante ¿Por qué no?, em parceria com o ator Rodrigo Rocha, no qual Interpretaram clássicos da música Latina, intercaladas por pequenas histórias tragicômicas.
Ranier Oliveira se apresenta com sanfona e piano. Iniciou seus estudos de piano na Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel). Com o acordeon, possibilitou um
conhecimento mais profundo da música de raiz e da música tradicional caririense. Como pianista e acordeonista, integrou a Itiberê Orquestra Família, liderada pelo baixista, compositor e arranjador Itiberê Zwarg, onde se faz Música Universal. Atualmente, é
graduando do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Sobre o projeto Sesc Partituras
O Sesc Partituras é uma biblioteca digital, sem fins lucrativos, que preserva e difunde o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte aos músicos, estudantes de música e pesquisadores.
Deste modo, o Sesc, através de seus projetos e do desenvolvimento da sua programação em todo o Brasil, possibilita ao público uma vivência musical que vai além do que se encontra acessível no mercado fonográfico. A programação inclui oferta de atividades de formação e aprimoramento no campo da música, fomento à produção, circulação de projetos artísticos e apoio à preservação, criação e difusão do patrimônio cultural do nosso país.
Conheça o projeto: http://www.sesc.com.br/portal/
SERVIÇO
Concerto Sesc Partituras no Ceará
Dia 13/04
Crato
Show: Duo Fabrício da Rocha e Ranier Oliveira
Local: Av. José Horácio Pequeno, nº 1366, Belmonte, Crato-CE
Hora: 11h00
Classificação: Livre
Deixe seu Comentário sobre este post