Fotógrafo Jr. Panela destaca cultura do Cariri em seu trabalho e documenta início de projeto

O fotógrafo cearense, Jr. Panela, desde 2003 trabalha com registros sobre cultura do Cariri, povos do mar, herança nativa, encontro de mestres do mundo e atualmente também para a revista da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Aos 61 anos, Manuel Antônio Santos, alimenta esse grande prazer de continuar exercendo a profissão, de mais de quatro décadas.

Panela já recebeu prêmios como o Abreu Matos, pela revista UP da UFC e teve fotos suas publicadas em veículos como a Revista Continente Multi Cultural, do Pernambuco, para o Jornal O Povo, Diário do Nordeste, Sesc Nacional, Catraca Livre, Jornal O Globo e Estadão.

Na última semana, mais uma vez esteve na região do Cariri para realizar o registro do primeiro Museu Orgânico do Brasil, uma inciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Nação Cariri

Um território vivo de cultura popular, alinhado pela preservação de memórias com desígnios de arquitetura da afetividade são algumas das características que denotam os espaços chamados de Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, projeto lançado no último dia 18/9, junto com a inauguração do “Museu Orgânico Casa do Mestre Antônio Luíz”, na cidade cearense de Potengi, no Sítio Sassaré.

O resgate desse tipo de manifestação vem fortalecer a cultura popular na região, principalmente com o reisado de máscaras de couro, se configurando como um projeto que auxilia na preservação da memória dos povos tradicionais do Cariri.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post