Show em Crato marca despedida do cantor e compositor caririense, que passa a residir em Portugal

Um dos grandes nomes da música do Ceará e do Brasil, o cantor e compositor Tiago Araripe realizou show mais que espacial na última quinta-feira, 12 de julho, na Vila da Música/Solibel, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no distrito do Belmonte, município do Crato. A apresentação marcou o reencontro de Tiago, nascido no Crato, com o público do Cariri, depois de deixar a cidade, ainda nos anos 70, para seguir carreira musical em Recife e São Paulo, destacando-se pelo disco “Cabelos de Sansão”, de 1982, relançado em 2008 pelo selo Saravá Discos, de Zeca Baleiro.

Um momento de emoção e de reencontro com suas raízes. Tiago Araripe é também parceiro do baiano Tom Zé. O show também reforça o lançamento, no Ceará, do novo EP de Tiago Araripe, “Na Mala, Só a Viagem”, gravado em Recife, com produção do aclamado guitarrista pernambucano Juliano Holanda. Com quatro faixas, o EP já está disponível em todas as plataformas digitais.

De malas prontas

No show, que também marca a despedida de Tiago do Brasil, antes de uma viagem por diversos países para busca de novos horizontes artísticos e pessoais, ele interpreta também músicas de seus álbuns “Cabelos de Sansão” e “Baião de Nós”, lançado em 2012, com participação de Zeca Baleiro.

Para mostrar esse amplo repertório, Tiago conta com a companhia de três músicos de diferentes gerações da nova cena cearense: o multiinstrumentista e compositor Caio Castelo (guitarra, violão, teclado, programações e direção musical), Rian Batista, do Cidadão Instigado (contrabaixo) e Igor Ribeiro (bateria, integrante do grupo Argonautas e de inúmeras outras formações atuantes em Fortaleza).

“Ficamos emocionados e muito felizes em fazer esse show na Vila da Música, no Crato, na companhia de grandes músicos da nova cena cearense. É um privilégio dialogar musicalmente com esses novos nomes. Todos do Cariri estão convidados pra nos encontrarmos nesse show, que marca um retorno muito simbólico para mim”, aponta Tiago Araripe, autor de “Cine Cassino”, canção em homenagem ao antigo cinema que marcou época no município do Crato e que estará no repertório do show na Vila da Música.

Só as canções

A história do novo EP,’Na Mala, Só a Viagem’, começou nos bastidores das gravações do CD ‘Baião de Nós’. Ali mesmo, no estúdio Muzak, no bairro recifense de Casa Forte, nascia uma parceria entre Tiago Araripe e Juliano Holanda. Um dos resultados desse encontro é a música “De Passagem”, que sintetiza o espírito do mini-álbum, presente nas outras três faixas escritas por Araripe.

Ali estão os diversos sentidos de viagem: no tempo, no espaço, na dor, para dentro de si mesmo. Nessa linha, podemos dizer que o EP teve início quando Zeca Baleiro resgatou, em CD, o velho vinil de Araripe, Cabelos de Sansão. Até então, a história musical de Tiago, que culminara com o LP lançado pelo Lira Paulistana, estava interrompida. A segunda vida de “Cabelos”deu novo fôlego ao artista, abrindo espaço para”Baião de Nós”, produzido por ele e Baleiro.

Recife, anos 70

Retrocedendo ainda mais no tempo, pode-se destacar que o novo EP não seria possível sem aquele instante em que Tiago Araripe subiu pela primeira vez em um palco. No caso, no Teatro do Parque, Recife, onde apresentou suas 12 composições para uma peça teatral em 1971. Ali estava o embrião do que seria o grupo experimental Nuvem 33, que, no mesmo palco, estrearia com o show “Retreta Eletrônica”.

Ou este EP teria origem no ano de trabalho ao lado de Tom Zé, na pauliceia dos anos 70? Ou nos cinco anos de estrada como integrante do grupo Papa Poluição, ainda na cena musical de São Paulo?

Soma de todas essas e muitas outras vivências, “Na Mala, Só a Viagem” vem ao mundo com distribuição digital, juntando-se assim, nas diversas plataformas de streaming e download de arquivos musicais, aos álbuns “Cabelos de Sansão” (em sua terceira vida) e “Baião de Nós”. Pronto para dar início a novas histórias, a partir do momento em que entrar nos ouvidos e chegar ao coração do público.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Mostra Sesc de Culturas 2020 virtual tem mais de 42 mil visualizações e 70 apresentações

Realizada há mais de 20 anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc de Culturas encerra a sua 22ª edição […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Solange Almeida, Edmar Gonçalves e Bruna Ene encerram a Mostra Sesc de Culturas

Público pode conferir liveshow no Youtube do Sesc Ceará, dia 08/11, a partir das 20h15   Após sete dias de uma programação cultural intensa, chega o momento […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a Mostra Sesc de Culturas 2020 apresenta uma programação especial voltada para o público infantil com espetáculos, narração […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição: Mostra Sesc de Culturas 2020 traz grupos de expressão do Cariri cearense e lança três cordéis

Toda tradição de um povo deve ser valorizada, cultuada e devidamente disseminada. É com essa perspectiva que a Mostra Sesc de Culturas 2020, evento 100% digital […]

Deixe seu Comentário sobre este post