Este ano, com nova infraestrutura, a festa se realiza com grande expectativa

Histórias para mais de seis décadas. A brisa agradável de julho traz novos ares para o Crato, que inaugura de forma moderno e ampliada, o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, onde é realizada a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2018. Este ano, na 67ª edição.

 

Foram mais de R$ 30 milhões em investimentos na nova infraestrutura e criação de uma avenida que circunda o parque, para facilitar a mobilidade. Este ano, a expectativa em negócios é também vantajosa, prevista em mais de R$ 60 milhões, mesmo em tempos de crise.

História

A ExpoCrato contou inicialmente com uma feira de gado. O então Prefeito Wilson Gonçalves começou incentivando o criador de gado, Pedro Felício Cavalcante. Com o apoio do Governo do Estado, no ano de 1944 conseguiu, junto com a doação de um terreno pela igreja, onde atualmente está localizada a Universidade Regional do Cariri (URCA), realizar as primeiras edições da feira agropecuária, que se tornou uma das maiores do Nordeste. Com crises subsequentes, causadas pelo pós-guerra, a exposição do Crato voltou a ser realizada só em 1953, sob a gestão de Décio Teles Cartaxo.

Da terceira à quinta edição da feira, a realização se deu na Praça Alexandre Arraes. O Prefeito Ossian Araripe construiu o Parque de Exposições, denominando de Pedro Felício Cavalcante, passando a realização para sete dias. Só no ano de 1959, o evento entra para o calendário de negócios agropecuários e, em 1976, abriga também a Exposição Centro-Nordestina de Produtos Derivados.

Festival musical

Hoje, uma das maiores e mais tradicionais Feiras Agropecuárias do Brasil, vem acompanhada em sua edição de 2018 de um mega festival de música. Serão mais de 50 atrações nos mais variados estilos musicais. A movimentação comercial da região é maior do que o Natal, dia das Mães e Ano Novo juntos. Com potencial turístico fortíssimo durante o período das férias de julho, contabiliza-se quase 100% de ocupação nos hotéis e pousadas das proximidades.

O novo Parque Pedro Felício Cavalcante, representa modernidade e mais conforto aos expositores, tratadores, turistas e visitantes, tornando-se ainda um maior atrativo para o turismo regional e cultivando o regionalismo local.

Meio milhão de visitantes

O Festival, que possui cerca de 500 mil visitantes durante o período, vai transformar o espaço de eventos do Parque, na cidade do Crato, no centro da música e da cultura caririense. São nove dias de festa com grandes atrações nacionais e regionais.

A parte dos shows foi aberta no sábado, com o cantor cearense Raimundo Fagner, que volta ao Festival Expocrato após 16 anos. As empresas Multi Entretenimento, Social Music, Arte Produções e Mega Som, responsáveis pelo festival, trazem uma gigantesca estrutura e apresentam diversas novidades no festival, que já é conhecido por ser o maior do Norte-Nordeste, e um dos maiores do Brasil.

Entretenimento

Além de horas de entretenimento com os maiores nomes da música, o Festival Expocrato 2018 conta este ano, com diversas atividades e experiências, a exemplo da roda gigante, camarotes, lounge com palco e apresentações nos intervalos, praça de alimentação e um super palco projetado especialmente para o Festival.

“A Expocrato é mais do que um espaço de lazer, essa festa, essa feira é um instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural para a região. Diante de um evento de tamanha dimensão, nós queremos proporcionar entretenimento de alta qualidade, com toda a segurança, conforto e encantamento para a sociedade caririense e seus visitantes”, destacou Marcelo Rocha, sócio do Grupo Multi Entretenimento e Arte Produções.

O Festival reúne até o próximo domingo, atrações como Jorge e Matheus, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Skank, Natiruts, Fábio Jr, José Augusto, Simone e Simaria, Léo Santana, Matheus e Kauan, Xand Avião, Léo Magalhães, entre outros. Dentre as novidades do Festival Expocrato está a programação também voltada para música eletrônica com a participação de dois grandes nomes do cenário nacional – JetLag e Vintage Culture.

A arte do Crato e da região do Cariri também tem espaço garantido no evento, através de sua música, artesanato, gastronomia e produções fotográficas. A Expocrato 2018 acontece até 22 de julho.

SERVIÇO:

Festival Expocrato: 14 a 22 de julho de 2018
Local: Parque de Exposições Felício Cavalcante – Crato CE

Programação

DIA 16 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA

FÁBIO JR
JOSÉ AUGUSTO
FORRÓ REAL
JORDEAN
FLÁVIO LEANDRO

DIA 17 DE JULHO – TERÇA-FEIRA

NATIRUTS
SKANK
SELVAGENS À PROCURA DE LEI
NAÇÃO MIRANDA
NAMORO NOVO

DIA 18 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

MASTRUZ COM LEITE
CALCINHA PRETA
LIMÃO COM MEL
NODA DE CAJU
ÉRIKA DINIZ

DIA 19 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

GUSTTAVO LIMA
MARÍLIA MENDONÇA
LÉO SANTANA
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
BULÉ DE CAMINHÃO

DIA 20 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

XAND AVIÃO
MATHEUS & KAUAN
JETLAG
AVINE VINNY

DIA 21 DE JULHO – SÁBADO

JORGE & MATHEUS
SIMONE & SIMARIA
IOHANNES
WALLAS ARRAIS
VAVÁ PINHEIRO

DIA 22 DE JULHO – DOMINGO

JONAS ESTICADO
GUSTAVO MIOTO
LUAN SANTANA
VINTAGE CULTURE
DEVINHO NOVAES
RAPHAEL ALENCAR

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Mostra Sesc de Culturas 2020 virtual tem mais de 42 mil visualizações e 70 apresentações

Realizada há mais de 20 anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc de Culturas encerra a sua 22ª edição […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Solange Almeida, Edmar Gonçalves e Bruna Ene encerram a Mostra Sesc de Culturas

Público pode conferir liveshow no Youtube do Sesc Ceará, dia 08/11, a partir das 20h15   Após sete dias de uma programação cultural intensa, chega o momento […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a Mostra Sesc de Culturas 2020 apresenta uma programação especial voltada para o público infantil com espetáculos, narração […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição: Mostra Sesc de Culturas 2020 traz grupos de expressão do Cariri cearense e lança três cordéis

Toda tradição de um povo deve ser valorizada, cultuada e devidamente disseminada. É com essa perspectiva que a Mostra Sesc de Culturas 2020, evento 100% digital […]

Deixe seu Comentário sobre este post