Ong Beatos promove cursos formativos voltados para a educação e a sustentabilidade do planeta.
A ONG Beatos realiza de 09 de agosto a 03 de setembro o projeto Educação Gaia Cariri com o objetivo de consolidar o Programa de Fortalecimento do Centro de Referência Arte e Cultura para Região do Cariri Cearense e desta forma promover o envolvimento, o compromisso e a participação das comunidades cearenses no manejo do uso humano da arte, cultura e natureza. O projeto foi contemplado com o edital Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará realizado pela Secult em 2020 com recursos da lei Aldir Blanc.
O Educação Gaia Cariri irá iniciar sua programação com quatro cursos que abordarão os seguintes temas: Cultura, Arte e Natureza, Culturas Populares para Sustentabilidade, Gestão de Carreiras Artísticas e Culturais e Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos.
Os cursos terão duração de 20 horas cada e irão trabalhar a dimensão teórica de pontos importantes como a nova visão de mundo que vem sendo estabelecida como sendo uma evolução das interpretações das culturas. A dimensão social que abordará temas relacionados à importância de se (re)construir um modelo de relação social baseada numa comunicação/interação construtiva, altruísta e mutuamente benéfica. A ecologia como disciplina, enquanto estudo das relações dinâmicas e interdependentes e a economia para se alcançar a sustentabilidade.
Os cursos serão ministrados obedecendo o seguinte cronograma: Cultura, Arte e Natureza com Selma Santiago, Culturas Populares para Sustentabilidade com Cláudia Leitão, Gestão de Carreiras Artísticas e Culturais com Daniele Sampaio e Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos com Franciele Busico.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de Agosto pelo site https://beatos.org.br/educacao-gaia-cariri/
Saiba mais:
A proposta metodológica do processo educativo é baseada no Educação Gaia – um curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 20 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis. O currículo tem o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).
O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e a comunidade com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. As/os participantes serão submetidas a um processo de seleção caracterizado pelo seu currículo, cuja aprovação deverá ocorrer pela sua experiência curricular, demonstrando claramente seu desejo em participar, assim como no momento final do Curso, apresentação de relatório participativo com “Escrita Livre”. Cada curso desenvolverá sua própria dinâmica, combinando estratégias no planejamento. Também serão consideradas a participação, a assiduidade e a pontualidade.
Deixe seu Comentário sobre este post