O Título será outorgado na noite desta quarta-feira, dia 19 de dezembro, na Fundação, em Nova Olinda, pelo Reitor da URCA, Patrício Melo

A Universidade Regional do Cariri (URCA) irá conceder nesta quarta-feira, 19, em solenidade no Teatro Violeta Arraes, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, o Título de Doutor Honoris Causa ao diretor da Fundação Casa Grande  Memoria do Homem Kariri. Alemberg Quindins. A data remete ao aniversário da Fundação, que completa 26 anos, criada pelo agraciado. O título foi aprovado pelo Conselho Superior da Universidade (URCA), através de requerimento da professora doutoranda do Curso de História, Fátima de Morais Pinho, quando diretora do Instituto José Marrocos de Pesquisa e Estudos Socioculturais do Cariri (Ipesc), em novembro de 2015.

A trajetória do sócioeducador e as influências no processo histórico do Cariri foram relatadas pela então esposa (já falecida), Rosiane Limaverde, dra. em Arqueologia e ex-aluna do Curso de História da URCA, e Lais Villela Lavinas.

A professora Fátima Pinho, destacou, por meio do pedido de análise da concessão do título ao músico e pesquisador, conhecido popularmente como Alemberg Quindins, a importante atuação na identificação, preservação e divulgação do patrimônio arqueológico da região do Cariri e da memória e lendas da região.

De acordo com a justificativa do título, pelo Reitor em Exercício da URCA, Francisco do ‘O de Lima Júnior, Alemberg conta com destacada atuação na identificação, preservação e divulgação do patrimônio arqueológico da região do Cariri, no âmbito Regional, nacional e internacional. Ainda expressa em sua obra, um importante reconhecimento da cultura do povo kariri. Ele ainda ratifica as prerrogativas curriculares e científicas do professor junto ao conselho, que demonstram a grandeza de sua obra, descritas no processo instaurado pelo Ipesc da URCA. O requerimento teve o parecer do Professor doutor da URCA, João Luís do Nascimento Mota.

Conforme o relatório proposto para análise, Alemberg nasceu em 1964, em Nova Olinda, é autor de processos criativos, músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural, além de trazer consigo a promoção do desenvolvimento humano, buscando e aguçando a criatividade sociocultural dos territórios.

Ele iniciou em 1983 uma pesquisa etno-histórico-musical quanto aos mitos e lendas dos povos da Chapada do Araripe, o que resultou em 1992 na criação da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal. O local se tornou espaço de vivência em gestão cultural para crianças e jovens do sertão e tem como objetivos constantes no seu estatuto, pesquisar, preservar, coletar, juntar em acervo, comunicar, exibir, para fins científicos, de estudo e recreação, a cultura material e imaterial do Homem Kariri e de seu ambiente.

Trajetória qualificada

Conforme o documento analisado, Alemberg é citado como um pesquisador com uma trajetória qualificada, criativo, transdisciplinar, e espontâneo que transforma as diversas situações, mesmo as mais difíceis, em oportunidade. “Assim sendo, o título se justifica pela relevante atuação na identificação, preservação e divulgação do patrimônio arqueológico da região do Cariri, no âmbito regional, nacional e internacional, não só, mas que vem transformando o território e levando jovens a aprender a arte e empoderar às pessoas de forma a torná-las donas dos seus caminhos.

 

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post