Rede de museus orgânicos pretende atrair turistas ao Cariri

Com a inauguração do segundo Museu Orgânico dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, começa a se formar a rede de centros culturais idealizados pelo Sesc e pela Fundação Casa Grande para dar visibilidade à cultura popular e incentivar o turismo histórico em toda a região. Em setembro de 2018, a cidade de Potengi recebeu o Museu Orgânico Mestre Antônio Luiz, onde é mostrada a tradição do Reisado de Couro dos Caretas. Na tarde desta quinta-feira, 15 de novembro de 2018, aconteceu a abertura do Museu Orgânico Oficina do Mestre Françuili, espaço que guarda o acervo de Francisco Dias de Oliveira, um dos artesãos mais antigos e conhecidos da cidade.

O mestre Françuili investe no sonho de infância de produzir aviões. Foto Augusto Pessoa

Dezenas de miniaturas de avião e objetos de flandres criados e confeccionados pelo Mestre podem ser vistos no lugar. “Isso aqui é uma história em que eu trabalho, desde os oito anos de idade, para deixar em Potengi. Já recebi visita de muitos lugares, então essa história continua, não fica só aqui”, afimou o mestre.

No Beco do Françuli, onde está localizado o museu, as pessoas foram ver cerimônia de inauguração. Moradores de Potengi, mestres da cultura, representantes do Sistema Fecomércio Ceará, da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do governo municipal homeagearam o mestre e visitaram a casa azul que receberá visitantes da cidade e turistas.

Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio Ceará, agradeceu a contribuição dos Mestres Espedito Seleiro, Antônio Luiz e Françuili, que estavam presentes na cerimônia. “A essência deste projeto é preservar nossa cultura, onde ela acontece.Teremos a inauguração de mais quatorze museus orgânicos, que farão com que a cultura seja cada vez mais expressiva na região e possa gerar um ciclo de turismo de interligação destes museus”, anunciou.

Fomentar o turismo cultural em todo o Cariri com o apoio às tradições é um projeto antigo do Sesc e da Fundação Casa Grande, declarou o Vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio e presidente licenciado da Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt.“Trocávamos ideias para discutir o que poderia ser feito para expandir ainda mais nossas ações no Cariri, essa região mística, onde o Brasil se faz Brasil de uma forma mais amena, mais irmanada e com uma relação de afetividade muito forte, aqui eu diria que tem o berço de nossas culturas ancestrais”, afirmou.

Alemberg Quindins, fundador da Fundação Casa Grande, destacou que a proposta de turismo social, executada em parceria com Sesc e Senac, mescla lazer, cultura e capacitação para os jovens da região.“Por trás deste museu, existiu todo um processo e formação de jovens na área de museologia, tipografia, de patrimônio histórico. Esta curadoria foi feita por jovens é muito interessante a visão de lazer com conteúdo”, diz Alemberg.

O resgate da arquitetura histórica é outro elemento valorizado nos museus orgânicos. Em sua fachada, o Museu Orgânico Oficina do Mestre Françuili traz influências da cultura árabe. “As fachadas populares do Nordeste estão sendo destruídas e tirando nossa característica urbana e arquitetônica do Nordeste árabe”, afirma o historiador.

Em seu discurso, ele pontuou que a chegada de turistas para conhecer os museus têm motivado a inclusão e distribuição de renda nas comunidades, com estímulo à gastronomia, artesanato e hospedagem na pousadas domiciliares nas casas dos mestres.

Saiba mais sobre o primeiro museu orgânico: http://www.sesc-ce.com.br/noticias/iniciativa-precursora-reconhece-casa-de-mestres-de-cultura-como-os-primeiros-museus-organicos-no-brasil/

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post