Show encerra Mostra Sesc Cariri de Culturas

O público da Mostra Sesc Cariri de Culturas encerra os cinco dias de programação cultural diante do grande cantor mineiro, Milton Nascimento. Em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, Bituca canta às 21h no Largo da RFFSA, no Crato, o show de sua nova turnê: Semente da Terra.

Durante mais de cinquenta anos de carreira, Milton incorporou causas sociais e ambientais em suas músicas. A canção TXAI, lançada em 1991, foi dedicadas às etnias indígenas e surgiu do encontro entre o cantor e uma tribo no Acre. No álbum Missa dos Quilombos (1982), há a crítica social ao racismo e exaltação à cultura negra. Os versos de Levantados do Chão, compostos em parceria com Chico Buarque em 1997, falam da luta dos trabalhadores rurais, e Pietá reverencia todas as mulheres.

Todos estes ideais de justiça social se agrupam no show Semente da Terra. O cancioneiro de Milton está representado com sucessos de toda a sua carreira, como: Travessia; Encontros e Despedidas; O Cio da Terra; Além de Tudo; Coração de Estudante; Sentinela; Caçador De Mim; Nos Bailes da Vida; Clube Da Esquina 2; Maria Maria.

Décadas após o início de sua jornada musical, o mineiro de Três Passos guarda os sonhos humanitários, que persistem ao tempo e às adversidades.  “A principal mensagem deste show é a esperança. Nosso objetivo é de levar um pouco de esperança em todo lugar por onde passamos”, diz Milton Nascimento.

 

Milton Semente 

Ava Nhey Pyru Yvy Renhoi, ou, Semente da Terra, este é o nome que Milton Nascimento recebeu de 37 lideranças espirituais da Nação Guarani Kaiowá numa cerimônia realizada em 2010. O nome de batismo Guarani, concedido para pouquíssimas pessoas nascidas fora da tribo – surgiu a partir da percepção que os índios tiveram ao olhar uma foto de Milton. Nenhuma das lideranças jamais tinha ouvido falar dele antes deste evento, que reuniu índios de várias etnias em Campo Grande (MS), onde Milton se apresentou para sul-mato-grossenses e comunidades indígenas.

 

Mostra

Realizada há dezenove anos pelo Sistema Fecomércio e seu braço social, o Sesc, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é uma dos maiores projetos culturais no Brasil. Neste ano,  terá a participação de mais de 2500 artistas em apresentações de  literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e de tradição popular durante cinco dias. Toda a programação é aberta ao público das 26 cidades onde acontece, abrangendo cerca de trezentas mil pessoas no Cariri.

“Um povo sem cultura não é nada. Cultura é a base de tudo! É muito importante que ações desse tipo aconteçam hoje no Brasil. Cultura gratuita então nem se fala, é fundamental! E quando me convidam para projetos como este do Sesc Cariri eu me sinto muito mais motivado”, afirma ele.

Milton admira a força das tradições populares do Ceará, como o reisado, o coco e o maracatu, incentivados pela Mostra, que tem participação de mais de cem grupos. “Os amigos que tive a chance de fazer foram a ponte para conhecer a cultura cearense, uma das mais importantes manifestações populares do mundo”, diz .

Após uma breve pausa nos shows, ele volta a viajar pelo Brasil em 2018, renovando as forças no contato com o público. “O Ceará nunca fica de fora de nenhuma das minhas turnês. O povo cearense sempre me recebeu de forma extremamente carinhosa!”, diz o cantor.

 

Consciência Negra

20 de novembro, data do show no Crato, é uma marco na luta por igualdade racial no Brasil. Milton, ao longo de sua trajetória, tem sido uma das principais vozes brasileiras a cantar a valorização do povo negro e combate ao racismo. Em 2010, foi homenageado com o troféu Raça Negra.

No repertório do show Semente da Terra está a música Lágrimas do Sul, cujos versos remetem à ancestralidade africana e as consequências da escravidão.“O Dia da Consciência Negra, pra gente, é, na verdade, todo dia. E é claro que lembramos disso em todos os nossos shows, sempre!”, diz Milton.

 

Serviço
Show de encerramento da Mostra Sesc Cariri de Culturas
Milton Nascimento – Semente da Terra
Data: 20 de novembro
Horário: 21h
Local: Largo da RFFSA no Crato

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post