Luciano Carneiro, Poeta Repentista para a Revista O Povo Cariri. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

O evento tem o objetivo de incentivar a leitura com uma programação diversificada que vai de palestras a saraus

 

Unidade Crato do Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, desenvolve de 24 a 28 de setembro a Jornada Literária – O Cariri em prosa e verso. O evento é gratuito e tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura, disponibilizando ao público uma diversidade de atividades, dentre elas: palestras, oficina, debates, cafés literários, saraus, lançamentos de cordéis, encontro com escritores e outros.

A programação será pautada em discussões a respeito dos aspectos contemporâneos que envolvem a leitura, literatura e a biblioteca. Juntamente com o evento vai acontecer também uma campanha de arrecadação de livros. Durante toda a Jornada Literária, a Biblioteca Sesc Crato irá arrecadar livros literários para doação a dois projetos de bibliotecas comunitárias – a Biblioteca Itinerante de Araporanga, em Santana do Cariri e a Biblioteca Em Minha Casa, em Nova Olinda.

O primeiro dia do evento, 24, conta com o lançamento, pelo projeto Sesc Cordel, da coletânea de cordéis: “Natureza, Sabiduria e Fé”, que acontece na Feira livre da cidade. Os cordelistas Zé Govim, o poeta apaixonado; Lindicássia Nascimento e Maria Miriam, apresentam os respectivos títulos: A natureza em resumo, O burrego do leilão e O beato e o caldeirão.

A Mostra Literária também apresenta os trabalhos do jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes. Utilizando, quase sempre, os recursos do humor, Millôr tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira, dono de uma vasta obra.

Outra programação da Jornada será a palestra “O Ceará Literário: o Cariri sob o olhar da literatura”, que proporciona aos participantes conhecer um pouco do rico panorama em que se apresenta a Literatura Cearense, através de um passeio por obras literárias que se ambientam em espaços bem conhecidos da nossa terra, como a região do Cariri. Dentre as obras apresentadas, estão as que contam a história das ruas mais emblemáticas do Crato, de Juazeiro do Norte em plena formação e de eventos que marcaram profundamente a História da região.

Sobre a Jornada Literária

Incentiva o hábito da leitura por meio de palestras, oficinas, contação de histórias, produção textual, rodas de poesia, exposição literária, visitação às bibliotecas (consultas e empréstimos), apresentações artísticas, palestras, oficinas e produção textual.

Programação:

 

24 a 28/9

Biblioteca Sesc Crato | Campanha de arrecadação de livros

 

24/9 – 9h

Feira Livre do Crato | Lançamento da coletânea de cordel: “Natureza, Sabiduria e Fé”

 

25/9 – 9h

Escola Teodorico Telles | Bate-papo com autor: tem um escritor na escola – Rodolfo Andrade e Leonardo Messias

Rodolfo Andrade é graduado em Letras e atualmente cursa Jornalismo. É autor dos livros Contos e Músicas: uma parceria que deu certo e 30 contos para se ler nas férias, este último lançado em 2018 pela Editora Kazuá.

Leonardo Messias foi um dos vencedores do concurso de contos do Sesc Crato e teve seu trabalho como integrante da Coletânea de Contos do Sesc.

 

25/9 – 14h às 18h

Oficina Livros Artesanais – Magnolia Cartonera

Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo e-mail msantana@sesc-ce.com.br

 

24 a 28/9 – 9h às 11h

Foyer Sesc Crato | Mostra Literária Millô Fernandes

Apresentação dos trabalhos do jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes (1924-2012).

26/9 – 15h

Teatro Sesc Adalberto Vamozi – Crato | Palestra “Bibliotecas Livres e Comunitárias”  – Daniele e Juliano do blog Bibliotecas do Brasil

Apresentação do livro “Ideias para Bibliotecas Livres e Guia Prático para Bibliotecas Comunitárias”.

 

27/9 – 9h

Escola Polivalente | Bate-papo com autor: ficções ilustradas – Coletivo Estação9 e Luciano Landim

 

 

27/9 – 19h

Praça da Sé | Sarau de Quinta “Ritmo e poesia” com Luciano Carneiro, Dextape e Pedro Ernesto

 

28/9 – 10h

Escola José Alves de Figueredo | Palestra “O Ceará Literário: o Cariri sob o olhar da literatura” – Profa Samara Inácio

Serviço

Jornada Literária – O Cariri em prosa e verso

 

Período: 24 a 28 de setembro

Local: Unidade Crato do Sesc – Rua André Cartaxo, nº 443

Horário: A partir das 9h

Informações: (88) 3523.4444

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Instagram: sescce

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post