Depois de ser apresentada na Universidade de Salamanca, na Espanha, dentro de uma Residência Artística do fotógrafo Augusto Pessoa, a Mostra Brasil Profundo desembarca em casa!
No interior brasileiro, especialmente no Nordeste, as manifestações da cultura popular constituem verdadeiro relicário de tradições que atravessam os séculos e carregam consigo o Brasil autêntico. Saindo do litoral, que viram as caravelas européias aportarem, chegando até os confins da densa Floresta Amazônica e penetrando cada vez mais pelo interior, descobrimos vestígios de uma forte herança cultural que parece sobreviver ao tempo.
Seja na tocadora de pífano, que durante três décadas morou debaixo de uma rocha, nas festas populares em devoção aos santos católicos, nas tribos indígenas seminômades que lutam pela sobrevivência ou mesmo nas paisagens – caracterizadas por cenários surreais – o Brasil Profundo é um convite ao Interior naquilo que a palavra tem de mais original. As cores, os gestos, as crenças, os gostos e a rica musicalidade desse pedaço do Brasil, parecem revelar algo de essência e nos convidam ao exame sobre a nossa origem.
Serviço:
Abertura 22.05 às 19h
Galeria SESC
SESC CRATO – CE
Período: Maio/Junho de 2018
Deixe seu Comentário sobre este post