Fotos Augusto Pessoa

A Secretaria de Cultura (Secult) de Juazeiro do Norte, irá realizar o registro do patrimônio imaterial e cultural de Juazeiro do Norte, com o projeto intitulado “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z”.
O projeto é uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Cultural, com pesquisa histórica de Regivania Rodrigues e da arquiteta Lis Cordeiro, juntamente com a Diretoria de Comunicação da Secult, com fotografias e edição de Augusto Pessoa. O trabalho busca destacar a riqueza do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte na figura dos seus Mestres, das manifestações da cultura popular e dos saberes acumulados pelas diferentes gerações.
O Diretor de Comunicação da Secult Juazeiro do Norte, Augusto Pessoa, explica que o projeto prevê a produção de filipetas digitais para divulgação nas redes sociais, que serão publicadas semanalmente nos canais oficiais da prefeitura (site, Facebook e Instagram) e que revelam, através de textos e fotografias, a importância patrimonial da cultura popular do Município.
O trabalho dará destaque para os homens e as mulheres que lutam para manter viva as tradições, forjadas desde as origens da cidade de Juazeiro do Norte e sua pelicular evolução social e urbana que orbita a figura do seu fundador, o Padre Cícero Romão Batista. “A ideia é mostrar, através de textos curtos e da fotografia, manifestações, lugares e saberes que compõem o rico Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte. São textos curtos e objetivos que buscam ressaltar o valor de cada tema abordado através do olhar patrimonial, apontando os aspectos que fazem daquela manifestação específica algo digno de ser preservado”, ressalta Augusto Pessoa.

Memória resguardada

Para o Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, o registro das manifestações culturais garante a memória desse grande patrimônio, considerada uma das maiores riquezas que o Município tem.
O “Patrimônio Cultural de Juazeiro. Imagens e palavras de A a Z” abordará, inicialmente, os temas “Penitentes, Rezadeiras, Reisados, Mestre Noza, Benditos, Romarias, Bacamarteiros e Lugares Sagrados”. A sequência de publicações terá início a partir do dia 1º de dezembro deste ano.

 

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post