A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (Secult) e a Fundação Memorial Padre Cícero divulgam a programação para a romaria de Nossa Senhora das Candeias.

O Museu estará com a exposição aberta ao público de fotografias e objetos que pertenceram ou se referem ao Padre Cícero Romão Batista no horário das 07h30 às 17h30. No dia 02 de fevereiro, dia da tradicional Procissão de Candeias, a visita acontece até o meio-dia.

Como parte da programação, está a exposição “Novos olhares para Monalisa e a cultura regional”, uma Coleção de Veridiana Brasileiro que tem a curadoria de Andréa Dall´Ólio, que estará em carta até o final da Romaria de Candeias no hall de entrada.

Nos dias 30, 31 de janeiro e 01 de fevereiro acontece a 3º edição da Mostra Luz das Artes, uma mostra de filmes e documentários com o objetivo de suscitar a reflexão sobre temas relacionados à história do Cariri e divulgar as produções audiovisuais nacionais, do Ceará e da própria região do Cariri. As sessões acontecerão no auditório da Fundação Memorial Padre Cícero e serão gratuitas e abertas a todos os interessados.

Também em sua terceira edição, a Mostra Cinema na Praça traz documentários produzidos em Juazeiro do Norte, enfocando diversos aspectos da cidade que vão além das evidentes manifestações religiosas em torno do Padre Cícero. As sessões acontecerão gratuitamente a partir das 19h, na Praça do Socorro, em frente ao Memorial Padre Cícero. A ação é uma iniciativa do LEPEU – IMAGO (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Espaços Urbanos e Cultura), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Confira a programação

 

Romaria das Candeias 2019

Programação da Secretaria da Cultura e Fundação Memorial Padre Cícero

Últimas semanas da exposição “Novos olhares para Monalisa e a cultura regional”

 

Coleção Veridiana Brasileiro

Curadoria: Andréa Dall´Ólio

A coleção de Veridiana Brasileiro, composta por quase 300 releituras da Monalisa, obra icônica do pintor Leonardo Da Vinci, vem sendo formada há 10 anos. Cada artista foi provocado pela colecionadora a criar sua Monalisa. O resultado é uma belíssima coletânea de quadros e esculturas, em diversas técnicas e estilos.

Nos últimos anos, parte das obras vem compondo exposições temáticas, como a que está aberta à visitação na Fundação Memorial Padre Cícero, desde novembro de 2018. Aqui, a proposta foi reunir esse grande ícone do mundo ocidental com representações da cultura e tradições do Nordeste brasileiro. São 65 obras, entre elas de artistas locais como José Lourenço, Din, Expedito Celeiro e Panta.

III Mostra Luz das Artes (30/1 a 1/2)

Dia 30/1 (manhã)

10h. Padre Cícero: os milagres de Juazeiro (1976). Diretor: Helder Martins

Dia 30/1 (tarde)

15h. O pau da bandeira. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

15h20. Candeias. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

15h45. Os quatro elementos. Diretor: Augusto Pessoa.

16h. Juazeiro capital da cultura. Produção: Secult Juazeiro do Norte

16h15. Candeias. Diretores: Reginaldo FariasYthallo Rodrigues

Dia 31/1 (manhã)

10h. O pau da bandeira. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

10h20. Candeias. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

10h45. Os quatro elementos. Diretor: Augusto Pessoa.

11h. Juazeiro capital da cultura. Produção: Secult Juazeiro do Norte

11h15. Candeias. Diretores: Reginaldo FariasYthallo Rodrigues 

Dia 31/1 (tarde)

15h. Padre Cícero: os milagres de Juazeiro (1976). Diretor: Helder Martins

Dia 1/2 (manhã)

10h. Padre Cícero: os milagres de Juazeiro (1976). Diretor: Helder Martins

Dia 1/2 (tarde)

15h. O pau da bandeira. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

15h20. Candeias. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

15h45. Os quatro elementos. Diretor: Augusto Pessoa.

16h. Juazeiro capital da cultura. Produção: Secult Juazeiro do Norte

16h15. Candeias. Diretores: Reginaldo FariasYthallo Rodrigues

III Mostra Cinema na Praça (31/1)

19h. Candeias. Diretores: Reginaldo FariasYthallo Rodrigues

19h20. Travesthriller. Diretor: Orlando Pereira

19h50. Candeias. Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau

 

SINOPSE DOS FILMES E DOCUMENTÁRIOS

Padre Cícero: os milagres de Juazeiro (1976). Diretor: Helder MartinsFilmado em vários lugares do Ceará, em especial no município de Milagres. Foi o primeiro longa metragem em cores sobre a vida do Padre Cícero Romão Batista  e teve um elenco composto por artistas de grande nome do cinema nacional da época, como Jofre Soares, Dirce Migliaccio, José Lewgoy, Rodolfo Arena, Manfredo Colasanti, Cristina Aché e os cearenses Ana Miranda, Nildo Parente, Ricardo Guilherme, Seny Furtado, Haroldo Serra, Walden Luiz, Marcus Miranda, além de 25 técnicos, 100 coadjuvantes e cerca de mil figurantes.

O pau da bandeira (2012). Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau. O filme registra a Festa do Pau da Bandeira, realizado anualmente na cidade de Barbalha, Cariri cearense.

Candeias (2016). Diretores: Augusto Pessoa e Felipe Wenceslau. Documentário realizado na romaria de 2 fevereiro de 2016, mostrando o caldeirão cultural em que se transforma a cidade de Juazeiro do Norte durante a festa religiosa, revelando uma visão fotográfica da festa popular através de um olhar poético.

Os quatro elementos (2018). Diretor: Augusto Pessoa. Quatro mestres da cultura popular de Juazeiro do Norte contando sobre a sua arte: Mestre Dodô, Mestre Nena, Mestre Mosquito e Mestra Margarida.

 Juazeiro capital da cultura (2017-2018). Produção: Secult Juazeiro do Norte. Série de teasers sobre a diversidade cultural de Juazeiro do Norte, mostrando a arte da xilogravura, as festas religiosas, a tradição do cordel e o rico patrimônio cultural que faz da cidade uma referência no Nordeste brasileiro.

 Candeias (2017). Diretores: Reginaldo FariasYthallo Rodrigues. Candeias é torrente de luz, um imenso rio iluminado de fé, a desaguar num mar de promessas realizadas e anseios pelo porvir. É estar em Juazeiro do Norte, terra santa inventada por Padre Cícero, e na qual no caminho, de idas e vindas, ninguém nunca se perdeu.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

O rei foi morto, com a espada da tradição em punho!

Elizangela Santos Jornalista   8 de janeiro. Nesse dia, as espadas dos reis da cultura popular de Juazeiro do Norte e do Cariri foram cruzadas e […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição renovada com a 109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato

109ª Romaria da Baixa Rasa, em Crato, celebra a renovação da fé e a cultura do sertanejo   Reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Unidades do Crato e de Fortaleza recebem atividades do evento Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras 

Na edição 2022, proposta é incluir professores do Educar Sesc, além de alunos da rede pública e público em geral Considerado o maior circuito literário do […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema “Arte para Todos fazendo Arte”

Workshops têm inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro Festival Sérvulo Esmeraldo 93 será realizado de 14 a 25 de novembro, no Crato, com o tema […]

Deixe seu Comentário sobre este post