Após 11 anos Abidoral Jamacaru lança seu mais novo álbum com semana

comemorativa sobre sua vida e carreira

Hoje é dia de Bida, para os mais chegados. Abidoral Jamacaru, para todos. Um dos maiores artistas do Ceará é do Cariri e comemora sete décadas de vida neste dia 28 de novembro, e conta com a I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura, de 26 a 30 de novembro. A partir das 7 horas desta quarta-feira, a centenária Banda de Música do Crato dá o tom de homenagem ao artista, de frente a sua residência no Centro do Crato. Os parabéns em ritmo de uma canção que toca os ares da Chapada do Araripe e cheira a flor do mamulengo. A poesia que soa da voz rara do artista ultrapassa o canto e passa a ser estudada e debatida por admiradores e artistas da região.

Além da salva de festejos para Abidoral com homenagem da banda, haverá um café da manhã para os amigos do menestrel. Às 15h na Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus do Pimenta, terá roda de conversa: “Um tropicalismo no Cariri: A contracultura no Cariri e os festivais da canção dos anos 70”. Um grande show de homenagem ao artista acontece a partir das 19 horas, com amigos músicos do Cariri e de outros estados, na Vila da Música. O show será gravado e futuramente se tornará CD.

Um momento de se reinventar. É agora que o menestrel do Cariri investe em nova musicalidade para o lançamento de seu quarto disco nesta semana cheia de arte e cultura.

O cantor e compositor Abidoral Jamacaru em parceria com a Vila da Música/Escritório Regional de Cultura do Cariri – SECULT-CE e a Secretaria de Cultura do Município do Crato, realiza a “I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura”.  Além de ser comemorativa ao aniversário do artista, a I Semana marca o lançamento oficinal do quarto disco de sua carreira.

Com entrada gratuita e aberta ao público, a semana que vai até o dia 30/11 traz uma vasta programação com exposição, sarau poético, mesas redondas, apresentações artísticas e o encerramento com o show de lançamento do CD Abidoral Jamacaru. Com título homônimo, o disco reflete uma nova fase na sonoridade do artista, traçando um diálogo entre a qualidade musical de mais de 40 anos de estrada, com novas linguagens e esbanjando criatividade em novas formas do fazer musical.

Místico, filosófico, questionador e atemporal, o álbum “Abidoral Jamacaru”, tem 13 músicas que caminham pelas trilhas da Chapada do Araripe, contemplam as particularidades humanas e põem em poesia temas desafiadores da contemporaneidade. Com um pé lá outro cá suas letras prometem lançar novos olhares para realidades diversas e abrir novos campos de significação onde possam coabitar em um mesmo contexto o passado e o futuro. A vanguarda é o coração desse álbum.

Abidoral é cantor, compositor e um dos mais reconhecidos representantes da música popular produzida na região do Cariri. Seu trabalho é admirado por grandes nomes da música brasileira como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Cássia Eller e Nelson Motta. Além de possuir três discos antológicos gravados e esgotados: “Avallon” (1986), “O Peixe” (1998) e “Bárbara” (2007).

 

Mais informações:

Vila da Música (88) 3521-4335, Instagram: @abidoral.jamacaru ou Facebook: Abidoral Jamacaru- Crato

 

Programação da I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura

*Programação sujeita a alterações.

Dia

Hora

Local

Evento

27/11 19h Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA (Campus Pimenta) – Crato- CE > Abertura com o Quinteto da Vila da Música.

> Conferência “Destino: Margem Virgem – O voo solo e luminoso de Abidoral Jamacaru”.

Conferencista: José Flávio Vieira.

>Mesa: “Cadê o CD?” As agruras de uma Produção em tempos de Demolição

Mediação: João do Crato e participantes da produção do novo “Abidoral Jamacaru”, onde tratará sobre o processo de criação e produção do 4° álbum da carreira de Abidoral Jamacaru.

28/11 07h Rua José Carvalho, Centro Crato – Ce. Salva para Abidoral com Café da Manhã de aniversário.
28/11 15h Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta) – Crato/CE. Roda de conversa: “Um tropicalismo no Cariri: A contracultura no Cariri e os festivais da canção dos anos 70”
28/11 17h Bar e restaurante Mercearia Cariri (Crato-CE) Exposição: Incomensurável – Os caminhos poéticos de Abidoral Jamacaru.
28/11 19h Auditório da Vila da Música, Av. José Horácio Pequeno, bairro Belmonte, Crato-CE. Show homenagem a Abidoral Jamacaru: Amigos e canções.
29/11 15h Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta) – Crato/CE. Roda de conversa: “Abidoral por ele mesmo – descontruindo Abidoral Jamacaru.”
29/11 19h Gramado do pátio de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (Campus Pimenta) – Crato/CE. >Recital Poético para Abidoral.

>Relançamento do Cordel: “Abidoral Jamacaru, sua obra, sua arte (do poeta Regiopídio Lacerda)”

30/11 18h Praça da Sé Teaser do documentário: “Menestrel de Avallon.”

Produção: O Berro Filmes

30/11 20h Praça da Sé Lançamento oficial do álbum Abidoral Jamacaru

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Cultura promove este ano Carnavais e Carnavalescos do Crato, nos dias 13 e 14

Com a temática Carnavais e Carnavalescos do Crato, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, promoverá nos próximos dias 13 e 14 , com transmissões […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Cultura de luto: Morre Mestre Tico

Faleceu nesta quarta-feira, 20, Francisco Felipe Marques, o “Mestre Tico”, do Reisado do Coração de Jesus, da cidade de Juazeiro do Norte. Mestre Tico nasceu no […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Mostra Sesc de Culturas 2020 virtual tem mais de 42 mil visualizações e 70 apresentações

Realizada há mais de 20 anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc de Culturas encerra a sua 22ª edição […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Solange Almeida, Edmar Gonçalves e Bruna Ene encerram a Mostra Sesc de Culturas

Público pode conferir liveshow no Youtube do Sesc Ceará, dia 08/11, a partir das 20h15   Após sete dias de uma programação cultural intensa, chega o momento […]

Deixe seu Comentário sobre este post