Fotos Hélio Filho

 

Está sendo realizado em Juazeiro do Norte,  o Ciclo de Reis. A abertura foi realizada na última sexta-feira, 21,  com a realização de um grande cortejo que teve a participação de diversos grupos da tradição popular entre lapinhas, reisados, bandas cabaçais, coco, maneiro-pau e bacamarte, percorrendo a Rua São Pedro desde a Praça da Prefeitura, realizando o contorno pela Praça Padre Cícero, até o largo do Memorial, onde o Ciclo de Reis foi declarado aberto oficialmente.

O cortejo envolveu diretamente cerca 800 brincantes das mais variadas manifestações, com brincadeiras populares, e encantou lojistas, funcionários e transeuntes do centro comercial da cidade.

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, enalteceu a disposição dos Mestres e brincantes em participarem do cortejo e lembrou da importância da Cultura Popular de Juazeiro do Norte que é referência para todo o Estado, o Nordeste e o Brasil. “Esse é um momento de festejo e de alegria e o envolvimento de vocês é de fundamental importância para que tudo isso aconteça”, disse Renato Fernandes.

Na chegada houve ainda uma homenagem ao Mestre Cachoeira e à Mestra Margarida, ambos octagenários e considerados os Mestres mais antigos da cultura popular de Juazeiro do Norte ainda vivos. Mestres de todos os grupos participantes do cortejo subiram ao palco para, juntos, entoarem cânticos e peças tradicionais da cultura popular em homenagem aos dois.

O Ciclo de Reis é uma promoção da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura e a organização é da Comunidade Zaila Lavor, Organização da Sociedade Civil (OSC) vencedora do chamamento público 004/2018 – Secult.

O Ciclo de Reis continua com grande programação até o dia 6 de janeiro, em diversas áreas da cidade, com manifestações populares dos grupos de tradição e as terreiradas nas residências dos mestres da cultura.

Foto Lino Fly

Auto de Natal realizado na Praça Padre Cícero 

Nesta terça-feira, 25 de dezembro, aconteceu a apresentação, na Praça Padre Cícero, do Auto Natalino “O Baile do Menino Deus”. Com texto de autoria de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, o espetáculo é encenado por crianças e jovens da Comunidade Zaíla Lavor e já está na sua nona temporada. Nesta mesma noite, aconteceu ainda o espetáculo “O Babauzeiro”, da Cia. Carroça de Mamulengos.

A programação do Ciclo de Reis prossegue no próximo dia 28 de dezembro com as terreiradas do Mestre Mosquito – Reisado Ns. Das Dores, no Largo da Igreja de Nossa Senhora das Candeias e a terreirada do Mestre Dedé – Reisado Santa Helena, na Rua Vicente Barbosa de Melo, 1810, ambos no Bairro Frei Damião.

Posts Relacionados

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Mostra Sesc de Culturas 2020 virtual tem mais de 42 mil visualizações e 70 apresentações

Realizada há mais de 20 anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc de Culturas encerra a sua 22ª edição […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Solange Almeida, Edmar Gonçalves e Bruna Ene encerram a Mostra Sesc de Culturas

Público pode conferir liveshow no Youtube do Sesc Ceará, dia 08/11, a partir das 20h15   Após sete dias de uma programação cultural intensa, chega o momento […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

A magia do circo e das histórias infantis encantam a programação da Mostra Sesc de Culturas Digital

Mantendo a tradição de alcançar todas as gerações, a Mostra Sesc de Culturas 2020 apresenta uma programação especial voltada para o público infantil com espetáculos, narração […]

March 12, 2014
home_lifestyle_blog_hot_1

Tradição: Mostra Sesc de Culturas 2020 traz grupos de expressão do Cariri cearense e lança três cordéis

Toda tradição de um povo deve ser valorizada, cultuada e devidamente disseminada. É com essa perspectiva que a Mostra Sesc de Culturas 2020, evento 100% digital […]

Deixe seu Comentário sobre este post